SOBRE O CONGRESSO

Na sequência da celebração do 22º aniversário da CRESCER e do 10º aniversário do projeto É UMA CASA, Lisboa Housing First, organizamos o É UM CONGRESSO, Housing First & Harm Reduction. Junte-se a nós nos dias 8 e 9 de novembro na Nova SBE, em Carcavelos, Portugal, para aprender com especialistas de todo o mundo, partilhar boas práticas, trocar ideias e inspirar mudanças!

Os nossos oradores e workshops abordarão temas como o modelo Housing First, redução de riscos, políticas para o futuro, responsabilidade social corporativa, prevenção, trabalho de pares, equipas de rua e muito mais. Todos são bem-vindos a participar, aprender, conectar-se e colaborar, desde representantes da sociedade civil e organizações de solidariedade social até decisores políticos, empresas, ativistas e estudantes.

O É UM CONGRESSO será antecedido por visitas ao terreno no dia 7 de novembro, durante as quais os participantes poderão conhecer os projetos da CRESCER em Lisboa.

SOBRE NÓS:
A CRESCER

Fundada em 2001, a CRESCER é uma IPSS que procura ir ao encontro do outro promovendo a saúde, a redução de riscos e a inclusão da pessoa em situação de vulnerabilidade através de projetos de intervenção comunitária.

Ao longo destes últimos 22 anos temos feito um longo caminho envolvendo-nos em diversos projetos que deixam a nossa marca humanista e pragmática, impactando cerca de 2.000 pessoas por ano:

É UMA CASA, Lisboa Housing First...

O que começou como um projeto piloto com apenas 7 casas numa área circunscrita de Lisboa, conta hoje com 140 casas espalhadas por toda a cidade! O sucesso do projeto não só nos permitiu ter um impacto significativo na vida das pessoas em situação crónica de sem abrigo, como também foi fundamental para a definição de políticas públicas, dado ter-se tornado parte integrante do plano municipal da cidade e da estratégia nacional para acabar com as situações de sem abrigo.

Equipas Técnicas de Rua...

Seguindo a filosofia da Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD), as nossas quatro Equipas de Rua atuam na cidade de Lisboa e arredores, junto das populações mais vulneráveis. As suas atividades incluem a oferta de apoio psicossocial e psicológico, a distribuição e troca de material assético para consumo, cuidados médicos e de enfermagem, educação e sensibilização para práticas de consumo com menores riscos, a facilitação do encaminhamento para serviços de saúde e sociais, entre outras.

É UMA VIDA...

No seguimento da nossa área de atuação com populações vulneráveis, abraçamos uma nova causa através do Programa Municipal de Acolhimento aos Refugiados na Cidade de Lisboa. Criado em 2016, o projeto visa apoiar, com base numa relação próxima e de continuidade, a integração de requerentes de asilo e refugiados na nossa comunidade, através da promoção da sua aprendizagem, formação e capacitação.

Os nossos serviços abrangem um vasto leque de atividades, incluindo a procura e o arrendamento de casa, visitas residenciais regulares, apoio personalizado, assistência documental, orientação na gestão do agregado familiar, planeamento de projetos de vida, facilitação de oportunidades de educação e formação, acesso a cuidados de saúde, mediação cultural, entre outros.

No Border...

Em complementaridade ao É UMA VIDA, este projeto visa criar uma estrutura integrada de apoio a migrantes, requerentes de asilo e refugiados através da oferta de serviços e apoio adaptados às suas necessidades. O leque de serviços inclui assistência médica, psicológica e social, serviços de tradução, formação linguística, apoio jurídico e ações de informação e sensibilização das comunidades locais.

YalaLearn...

Criado em 2022, este projeto visa dar resposta às necessidades prementes que identificámos na integração de migrantes, requerentes de asilo e refugiados na comunidade. O projeto procura promover a inclusão social e profissional destas populações, oferecendo apoio individualizado em aspetos sociais e de empregabilidade, incluindo cursos de alfabetização e de língua portuguesa.

Porta Aberta...

Baseado nos princípios da Metodologia de Emprego Apoiado e da Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD), este projeto foi concebido para fornecer apoio ao nível da empregabilidade a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Projetos de empregabilidade...

Porque vemos na empregabilidade um caminho para a inclusão, formamos e empregamos nos nossas restaurantes pessoas que estiveram em situação de sem abrigo, proporcionando-lhes competências e ferramentas para uma integração bem sucedida no mercado de trabalho e na comunidade.

QUERO
INSCREVER-ME

PARTICIPAR NO É UM CONGRESSO AQUI

QUERO SABER
MAIS INFORMAÇÕES

Contacta-nos através do e-mail eumcongresso@crescer.org

QUERO
INSCREVER-ME

PARTICIPAR NO É UM CONGRESSO AQUI

QUERO SABER
MAIS INFORMAÇÕES

Contacta-nos através
do e-mail eumcongresso@crescer.org

QUERO
INSCREVER-ME

PARTICIPAR NO É UM CONGRESSO AQUI

QUERO SABER
MAIS INFORMAÇÕES

Contacta-nos através do e-mail eumcongresso@crescer.org