PORTUGAL
Catarina Marcelino, nascida a 25 de janeiro de 1971, natural de Montijo, é licenciada em Antropologia pelo ISCTE e pós-graduada em Género, Poder e Violência pelo ISPA. É vice-presidente do Instituto da Segurança Social desde 2020.
De 1998 a 2005 foi responsável pelo Gabinete de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Montijo – população idosa, violência doméstica, pessoas com deficiência, planeamento da área social, apoio a IPSS.
De 2011 a 2013 coordenou o Projeto de Microcrédito «Lisboa Empreende» na Câmara Municipal de Lisboa de que é técnica superior.
De 2005 a 2009 foi adjunta do Secretário de Estado da Segurança Social em áreas como Cooperação com as IPSS, Cuidados Continuados, e respostas sociais.
De fevereiro a outubro de 2009 foi presidente da CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
De 2015 a 2017 foi Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade no XXI Governo Constitucional.
De 2009 a setembro de 2020 foi deputada à Assembleia da República (XI e XII, XIII e XIV Legislaturas), integrando as Comissão do Trabalho e Segurança Social, a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a Comissão de Saúde e a Subcomissão de Igualdade. Na XIV legislatura foi vice-presidente da Comissão Parlamentar do Trabalho e Segurança Social.
Toda a atividade profissional tem sido acompanhada por projetos de voluntariado, tais como equipas noturnas de apoio aos sem-abrigo da Comunidade Vida e Paz, equipas hospitalares da Liga Portuguesa Contra a Sida, apoio social nos Centros Porta-Amiga da AMI, Presidente da Direção da IPSS – Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro, e equipas de missão da ONGD Afetos com Letras na Guiné Bissau.
Participe no É UM CONGRESSO e venha conhecer Catarina Marcelino, Vice-presidente do Instituto da Segurança Social! Inscreva-se já e garanta o seu lugar.